Skip Navigation

Lúcia Barrenechea

Lúcia  Barrenechea

Lúcia Barrenechea é natural de Goiânia, Goiás. Atualmente é professora adjunto de piano no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, inclusive atuando no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO.

 

Realizou seu bacharelado em piano na Universidade Federal de Goiás, onde foi aluna da professora Glacy Antunes de Oliveira, e mestrado na Universidade de Boston, EUA, na classe da professora Maria-Clodes Jaguaribe.

 

Concluiu seu curso de doutorado em piano e pedagogia do piano na Universidade de Iowa, EUA, sob orientação da professora Réne Lecuona. Participou, como solista e pianista acompanhadora, de master classes de artistas renomados, tais como Caio Pagano, Yara Bernette, Homero Magalhães, Joseph Kalischstein, Menahem Pressler, Florence Kirsch, Julius Baker, Carol Wincenc e outros.

 

 

Atuando intensamente como solista e camerista, Lúcia Barrenechea se apresentou em concertos com a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo, sob a regência de Eleazar de Carvalho, com a Orquestra Filarmônica de Goiás, com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, assim como em recitais com os clarinetistas Sérgio Burgani, José Botelho, Paulo Sérgio dos Santos e Maurita Mead, os flautistas Gergely Itzzés, Keith Underwood, Joshua Smith e Felix Renggli, os contrabaixistas Fausto Borém e Antônio Arzolla, o violinista francês Bernard Zinck, a mezzo-soprano Klara Csordas, o saxofonista holandês Wim Millenaar e com os membros do Quinteto Villa-Lobos. Com seu marido, o flautista Sérgio Barrenechea, forma, desde 1989, o Duo Barrenechea, desenvolvendo um intenso trabalho camerístico com a formação flauta e piano.O Duo Barrenechea, lançou em 2008 seu primeiro CD Momentos em Paris, com repertório de músicas de compositores franceses.

 

Gravou, em 2008, um CD de obras para trio com piano, com a violinista Mariana Salles e o violoncelista Marcelo Salles, pelo selo Brasil Meta Cultural. Seu primeiro CD solo “Saracoteio - Piano Brasileiro” foi lançado em dezembro de 2009, pelo selo Ethos Brasil, e contém obras de compositores brasileiros.

 

 

Seu último projeto foi a gravação em CD, DVD e Blu-Ray de "Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano", em parceria com o violoncelista Hugo Pilger e lançado em novembro de 2013 pela Visom Digital.

 

Publicou em 2000 um capítulo com Cristina Caparelli Gerling, "Villa-Lobos e Chopin: O Diálogo Musical das Nacionalidades", no livro Três Estudos Analíticos: Villa-Lobos, Mignone e Camargo Guarnieri, editado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Para mais informações sobre a produção acadêmica de Lúcia Barrenechea, consulte seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq.

 

Lúcia Barrenechea foi, de 1994 a 2006, professora de piano na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, onde atuou como coordenadora do curso de Especialização em Performance Musical e fez parte do corpo docente do Mestrado em Música, cursos oferecidos pela EMAC/UFG.

 

Em 2002, apresentou-se em Paris na I International Villa-Lobos Conference como recitalista e palestrante. Participou como pianista acompanhadora dos 24º, 27º e 28º CIVEBRA - Curso Internacional de Verão de Brasília (2002, 2005 e 2006). Foi pianista camerista em Festivais Internacionais de Flautistas da ABRAF (2000, 2007 e 2008). Em 2008 foi pianista convidada para tocar com artistas Püchner no V Encontro Internacional de Oboé e Fagote, realizado na Faculdade Cantareira em São Paulo.

 

Em 2007, participou como professora de piano e música de câmara no 4º Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí-SP em 2007 e nas 29ª, 30ª, 31ª, 32ª, 33ª, 35ª e 36ª edições do Curso Internacional de Verão de Brasília (2007 a 2011, 2013 e 2014).

 

Para agendar concertos, master-classes, cursos de curta duração, gravações, ou simplesmente entrar em contato com Lúcia Barrenechea, clique aqui, ou visite suas páginas no Myspace e no Youtube.