Skip Navigation

Sérgio Barrenechea

Sérgio  Barrenechea

Sérgio Azra Barrenechea nasceu em Brasília, iniciando seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília. Concluiu seu bacharelado em flauta na Universidade de Brasília, onde estudou com Odette Ernest Dias e seu mestrado no Boston Conservatory, EUA, onde foi aluno de William H.Grass. Realizou seu doutorado na University of Iowa, EUA, e teve como tema da sua tese "The Flute Music of Francisco Mignone with an Analysis of the Sonata for Flute and Piano."

Nos EUA teve oportunidade de se apresentar em master-classes de renomados flautistas como Julius Baker, Walfrid Kujala, Carol Wincenc e Keith Underwood. Atuou como solista com o La Fosse Baroque Ensemble, a Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Brasília, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra de Câmara Goyazes. Foi primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Goiás e atuou como músico convidado da Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Cedar Rapids Symphony Orchestra. Participou dos concertos do Center for New Music de 1997 a 1999.

 

Estudou regência com Orlando Leite, na UnB, e com Attilio Potto, no Boston Conservatory. Teve oportunidade de reger a Orquestra de Câmara Goyazes, a Orquestra Sinfônica de Goiânia, o Coral de Flautas da Universidade de Iowa e a Orquestra da Escola de Música da UFG.

Participou do corpo docente, como professor de flauta transversal de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (2002 a 2005, 2007 e 2009 a 2011), do 25º Festival de Música de Londrina (2005), do Festival "Inverno em Festa" em Palmas – Paraná (2006), do Festival de Música de Câmara de Caxias do Sul (2008), do 21º Inverno Cultural da UFSJ (2008), do I Festival de Música de Teresina (2009), da Semana de Música da UFRN (2011) e do Festival Unibral (2013), ambos em Natal-RN, e dos XI e XII Festivais Eleazar de Carvalho (2009 e 2010) em Fortaleza.

 

Com sua esposa, a pianista Lúcia Barrenechea, forma, desde 1989, o Duo Barrenechea, desenvolvendo um intenso trabalho camerístico com a formação flauta e piano. O Duo Barrenechea, lançou em 2008 seu primeiro CD , com repertório de músicas de compositores franceses.

 

 

Sérgio  BarrenecheaDesde 2005, Sérgio Barrenechea tem atuado intensamente como flautista do Quinteto Brasília, em diversas apresentações em Palmas-PR, Londrina e Maringá, Uberlândia, Goiânia e Brasília. O grupo particpou do corpo docente do 25º Festival de Música de Londrina (2005), do Festival de Música de Palmas - Paraná (2006). Em 2010, o Quinteto Brasília foi selecionado para a II Feira Música Brasil em Belo Horizonte.

Em 2013, realizou 60 concertos com o Quinteto Brasília, a convite do SESC, através do Projeto Sonora Brasil em cidades das regiões Sul e Sudeste do país.

Gravou os seguintes Cds: Momentos em Paris com o Duo Barrenechea (2008), Quinteto Brasília – Brincadeira a Cinco (2009) e o Cd Triplo A Música para Flauta de Francisco Mignone (2010) com apoio da FAPERJ.

 

 

 

Em 1997, editou pela Gráfica da Universidade Federal de Goiás – CEGRAF o livro “Música de Câmara para Flauta”, com obras do compositor goiano Estércio Marquez Cunha. Publicou em 2000 um capítulo, "Valorizando a tradição e a experimentação: a flauta na música de câmara de Francisco Mignone", no livro Três Estudos Analíticos: Villa-Lobos, Mignone e Camargo Guarnieri , editado pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS. Para mais informações sobre a produção acadêmica de Sérgio Barrenechea, consulte seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq.

 

Foi, 2003 a 2005, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música – strictu-sensu – Mestrado em Música da UFG, e de 2001 a 2006 presidente fundador da Sociedade Goiana de Música. Foi professor convidado no Departamento de Música da UnB de 2001 a 2002, e professor adjunto de flauta transversal na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor adjunto de flauta transversal no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, inclusive atuando no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO.

 

Para agendar concertos, master-classes, cursos de curta duração, gravações, ou simplesmente entrar em contato com Sérgio Barrenechea, clique aqui, ou visite suas páginas no Myspace e no Youtube.